quinta-feira, 13 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães para sempre!

Por que Deus permite que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora, luz que não se apaga quando sopra o vento e a chuva desaba,
veludo escondido na pele enrugada,
água pura, ar puro, puro pensamento.
Morrer acontece com que é breve e passa sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça, é eternidade.
Por que Deus se lembra - mistério profundo -de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre junto de seu filho
e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho.

Carlos Drumond de Andrade

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sindrome de Kawasaki

Em minha última postagem no dia 1º de maio falava sobre a dificuldade que os médicos tem de diagnosticar doenças, pois meu filho de 1 ano de idade estava doente e ninguém sabia dizer ao certo o que ele tinha , bem depois de muito correr ao hospital finalmente recebi o diagnóstico , ele estava com Sindrome de Kawasaki.
È uma doença da qual não se tem muito conhecimento, e que atinge crianças menores de 5 anos em 80%  dos casos e na maioria meninos.
Atenção ! seus sintomas iniciais são parecidos e confundidos com uma simples virose, eritemas bacterianos, escarlatina ou até rubéola.
Seu tratamento é relativamente simples e seu resultado pode ser muito bom desde que tratada o mais rápido possível, pois assim diminui o risco de comprometimento cárdiaco, que é seu principal prognóstico.
Os sintomas são:
- febre alta e persistente por mais de 3 dias podendo permanecer por semanas
- surgimento de pintas ou manchinhas vermelhas no corpo , principalmente na barrigae extremidades( pontas dos dedos , palma das mãos e pés ( surgem + ou -) no 2º ou 3º dia )
- olhos vermelhos como uma conjutivite inicial, boca vermelha e lingua vemelha com aspecto de framboesa ou morango ( meio crespinha, irritada)
- descamação nas extremidades (principalmente pontas de deods e virilha)
- Junto com esse quadro a criança pode desenvolver alguma doença causada por virus ou bactéria , tipo pneumonia
Tratamento
- O paciente deverá ser submetido a um exame , como ecocardiograma , para se observar mudanças nas artérias
- A medicação utilizada é AAS e imunoglobulina ( este medicamento é de auto custo , portanto preparem- se para brigar com o convenio e se não tiver convenio prepare o bolso + ou - 700,00 cada frasco meu filho usou 5 frascos)
- O paciente deverá ter acompanhamento  de um médico cardiologista por muito tempo
Graças a Deus meu filho foi diagnosticado a tempo e recebeu a medicação necessária e depois de 10 dias de internação , hoje viemos pra casa.

sábado, 1 de maio de 2010

Saúde púlblica? Não, a consulta era num hospital particular!

Estamos cansados de ouvir todos os dias , que a saúde púlblica é um caos, que os médicos são ruins....pois hoje eu confirmei minha tese, que vale pra qualquer profissão, "Consciência profissional não vem junto com o diploma, ou cara é ou não é profissional", pode ser formado na USP, no raio que o parta, se o cara não tiver a consciência , e não se propuser a mostrar a que veio , não adianta.
Na sexta dia 30 levei meu filho de 1 ano ao pronto atendimento infantil, de um hospital particular de Jacareí (minha cidade), com febre, a respiração um pouco ofegante, o médico olhou , olhou, não disse nada com nada, parece que o ouvido esta um pouco inflamado e a garganta tbem e passou um monte de remédio, amoxilina(antibiótico), decadron (antialérgico), dipirona (febre), inalação com afrin(não sei pra que ) e depois inalação com berotec(tbem não sei pra que ), e depois de 10 minutos outra inalação com berotec (continuo sem saber pra que), tudo isso depois de ter feito um RX e observado que não tinha nada no pulmão, não tinha secreção...e eu que sou leiga mas não sou burra , e tenho 3 filhos...perguntei:- Doutor , a respiração ofegante , não poderia ser devido a febre alta? e ele me respondeu: -É pode ser...
Bem voltei pra casa com uma lista enorme de rémedios pra comprar e sem saber o que meu filho tinha.....o que o médico fez? me deu um remédio pra cada coisa, pra ver o que salvava !resultado voltei ao hospital hoje de novo(sabado) o menino continuava com febre alta e todo pintado de vermelho....e quem encontro de plantão? o mesmo médico, que olhou , olhou , não disse nada com nada, e eu de novo pergunto?- Dr. será que o antibiótico deu alergia no menino? e ele? - Pode ser.Trocou o antibiótico por outro (ainda mais caro) e manteve todo o resto do medicamento.Sai de lá irada , pô o cara não consegue reconhecer uma reação alérgica?Claro , fui pertubar a cabeça do pediatra dos meus filhos(excelente pediatra), não gosto de ficar ligando fim de semana, mas não teve jeito, resultado, diagnóstico em 1 minuto, meu filho não precisava tomar remédio algum, pois o que ele tem , vamos dizer assim, se cura sozinho, é uma ou um simples eritema que pode ser viral ou bacteriano(doença de bebê).
Como diria o Faustão...quem sabe faz ao vivo, quem sabe , sabe, e quem não sabe deveria procurar saber....
Chega de ouvir de médico ....parece que é infecção de garganta ou é virose...virose de que?Este tipo de resposta , é pra quem não sabe o que dizer, quem não tem diagnóstico pra dar....e pra naõ dizer sei lá entende? não sei o que seu filho tem, passa um monte de remédio...algum vai dar certo né?
AI QUE ODIUM , GASTEI 200,00 DE REMÉDIO ATOA RSRSRSRS